São João Batista

Segundo o Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.

Sábio profeta, é considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo.

Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

Nasceu numa pequena aldeia próxima a Jerusalém, foi inserido no culto judaico por seu pai, o sacerdote Zacarias.

Iniciou seu trabalho de pregação por volta do 15° ano do reinado de Tibério César. Sua principal influência teria sido os registros que lhe chegaram sobre o profeta Elias.

Mesmo a sua forma de vestir com peles de animais e o seu método de exortação nos seus discursos públicos, demonstravam uma admiração pelos métodos do profeta Elias.

Foi muitas vezes chamado de “encarnação de Elias” e o Novo Testamento, pelas palavras do Evangelista Lucas, afirma que existia uma incidência do Espírito de Elias nas ações de João.

O Discurso principal de João era a respeito da vinda do Messias, grandemente esperado por todos os judeus. O Messias era a fonte de todas as esperanças deste povo em restaurar a sua dignidade como nação independente.

Os judeus defendiam a ideia da sua nacionalidade ter iniciado com o patriarca Abraão, e que esta atingiria o seu ponto culminar com achegada do Messias.

João advertia os judeus e convertia gentios, e isto tornou-o amado por uns e desprezado por outros. João pregou a respeito “daquele que viria”, do qual não seria digno nem mesmo de apertar as correias das sandálias.

Acusou Herodes e repreendeu-o no seu discurso, por este ter uma ligação com a sua cunhada Herodíades, que era mulher de Filipe, rei da Ituréia e Traconites.

Esta acusação chegou aos ouvidos do tetrarca e valeu-lhe a prisão e a pena capital por decapitação alguns meses mais tarde. João Batista foi um homem consagrado a Deus que pregava a purificação através do batismo.

720x90

O Apostolo João mostra em detalhes o diálogo entre Nicodemos e Jesus sobre a importância de nascer de novoO Evangelho iniciático de JoãoConheça e estude o livro do Apocalipse de uma forma que você nunca viuA luz do exercício literário e filosófico conheça e estude o diálogo do Doutor da Lei citado no Evangelho de João

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s