Mitologia Nórdica

odinA mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino.

A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas (textos encontrados na Islândia que permitiram o estudo e a compilação das histórias da mitologia nórdica) e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.

Cosmologia
Na mitologia nórdica, acreditava-se que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard, onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost).

Os gigantes viviam em um domicílio equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusa Hel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos.

Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outros reinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos, Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anões. Entre Asgard e Niflheim, estava Midgard, o mundo dos homens, conhecida também como a Terra Média.

Divindades Nórdicas

Há três “clãs” de divindidades:

  1. Os Aesir (os guerreiros),
  2. Os Vanir (os benevolentes)
  3. Os Jotnar (os gigantes).

Na mitologia nórdica, Odin (Wotan) era o maior dos deuses, governante de Asgard e senhor de todas as magias. Possuía a laná Gungnir, que nunca errava o Freya39alvo e cujo cabo havia runas que ditavam a preservação da lei. Possuía também um cavalo de oito patas chamado Sleipnir.

  • Thor é um deus que representa a força da natureza (o trovão), gerando seus raios com o seu martelo Mjolnir. Ele é o filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord a deusa de Midgard (a Terra).
  • Balder – Deus do Brilho, da Paz, do Renascer
  • Freya – Deusa da Fertilidade, Amor, Beleza
  • Hella – Rainha do “Hel ou Niflhiem, o mundo dos Mortos
  • Valquírias – Mulheres aliadas dos Deuses Guerreiros
  • – Um dos Deuses da Criação, com Odin e Vili, seus irmãos
  • Vör – Deusa da Sabedoria, da Verdade

Dentre muitos outros, encontrados no panteão nórdico.

Mistérios NórdicosTristao-e-Isolda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s