Gilgamesh

gilga-enkiduGilgamesh é o grande herói da poesia épica Babilônica e Sumeriana. É o precursor de Hércules. Gilgamesh é o filho da deusa Ninsun e do sacerdote de Kullab, e foi o quinto rei de Uruk depois do grande dilúvio. A Epopéia conta a história de um rei sumério, Gilgamesh, que viveu em meados de 2750 a.C.

É nesta epopéia que encontramos a mais antiga referência conhecida ao dilúvio, que é recorrente em várias culturas e que está presente na Sagrada Bíblia. Esse registro, herdado por tradição oral dos tempos pré-históricos, de acordo com algumas teorias, terá tido a sua origem no final da última era glacial.

Segundo a lenda, Gilgamesh foi autor de grandes feitos sobre-humanos, livrando-se inclusive de armadilhas colocadas por Gilgameshfeitiçaria. O mito também possuiu um paralelo bíblico conhecido como Nimrod (ou Ninrode), sendo esse um dos descendentes de Noé.

Após a morte de seu melhor amigo e companheiro que o auxiliava a vencer seus desafios, Inkidu, Gilgamesh moveu-se pelo resto de sua vida na busca da imortalidade.

O mito relaciona-se à busca desesperada por algo (a vida eterna) que lhe foi negado em seu nascimento e retrata as dificuldades a serem enfrentadas e vencidas para alcançar seu objetivo.

Epopéia

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s