Bhagavad Gitá

maxresdefaultBagavadguitá, também conhecido pela grafia Bhagavad-Gita (“Canção de Deus“) é um texto religioso hindu. Faz parte do épico Mahabharata, embora seja de composição mais recente.

O texto, escrito em sânscrito, relata o diálogo de Khrisna (uma das encarnações de Vishu) com Arjuna (seu discípulo guerreiro) em pleno campo de batalha.

Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação direta do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da autorrealização.

A obra é uma das principais escrituras sagradas da cultura Indiana, e compõe a principal obra da religião Vaishnava, popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna e difundida a partir de 1965 no ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

A obra foi traduzida e comentada pelo erudito indiano, dando origem ao Bhagavad-Gita, contendo os principais ensinamentos do Vaishnava e instruções do serviço devocional. O livro apresenta a ciência da auto-realização e da consciência através do serviço devocional e da bhakti-yoga (comunhão divina através da devoção).

O Bagavad-gitá é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo. A filosofia do Bagavad-gitá tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores da humanidade, tendo influenciado de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas.

bhagavad-gita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s