Mitologia Grega

A Mitologia grega é o estudo dos conjuntos das narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os países ou povos — consideradas, com o advindo do Cristianismo, como meras ficções alegóricas.

O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas entre outras criaturas mitológicas.

A mitologia grega era o assunto principal no aprendizado das crianças da Grécia Antiga, como forma de orientá-las no entendimento de fenômenos naturais e em outros acontecimentos que ocorriam sem o intermédio dos humanos.

Para os gregos, a  sabedoria plena e completa pertencia aos deuses, mas os homens poderiam desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos  (philo= amizade, amor fraterno, respeito; sophia= sabedoria). Entre as muitas fontes literárias, destacam-se os dois poemas épicos de  Homero – A Ilíada e a Odisséia.

Completando o ciclo épico, temos escritas de poetas cujos como Hesíodo, contemporâneo de Homero, que produziu Teogonia, onde elabora uma genealogia dos deuses e explica a origem dos Titãs e dos Gigantes Os Trabalhos e os Dias, também de Hesíodo, é um poema didático sobre os mitos de Pandora, da Era dos Homens e o mito de Prometeu.

Cosmogonia e Cosmologia

universo_digitalTudo se inicia com o Caos, o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros (a atração amorosa), Tártaro (a escuridão) e Érebo.

Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano, que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Téia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros.

Contudo, Urano, embora tenha gerado estas divindades poderosas, não as permitiu de sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai. Somente Cronos, “o mais jovem, de pensamentos tortuosos e o mais terrível dos filhos”, castrou o seu pai–com uma foice produzida das entranhas da mãe Gaia – e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe.

A situação final foi que Urano não procriou novamente, mas o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ninfas, as Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Sem a interferência do pai, Cronos tornou-se o rei dos deuses com sua irmã e esposa Reia como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.

zeusQuando Cronos tomou o lugar de Urano, tornou-se tão perverso quanto o pai. Com sua irmã Reia, procriou os primeiros deuses olímpicos (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus), mas logo os devorou enquanto nasciam, pelo medo de que um deles o destronasse.

Mas Zeus, o filho mais novo, com a ajuda da mãe, conseguiu escapar do destino e travou uma guerra contra seu progenitor, cujo vencedor ganharia o trono dos deuses.

Ao final, com a força dos Cíclopes–a quem libertou do Tártaro, Zeus venceu e condenou Cronos e os outros Titãs a  prisão do Tártaro, depois de obrigar o pai a vomitar seus irmãos.

Para a mitologia clássica, depois dessa destituição dos Titãs, um novo panteão de deuses e deusas surgiu. Entre os principais deuses gregos estavam os olímpicos cuja limitação de seu número para doze parece ter sido uma idéia moderna, e não antiga e que residiam no Olimpo sob os olhos de Zeus.

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