A Divina Comédia

 

imagesDante Alighieri nasceu em Florença em 1265 no seio de uma família da baixa nobreza.

Foi um grande poeta de imenso gênio literário alimentado por uma filosofia livre e toda pessoal, e de uma espiritualidade abundante.

A Divina Comédia exerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos.

Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores de sua obra.

Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.

O escultor Auguste Rodin usou a Comédia como inspiração para suas principais obras, entre elas, O Pensador.

Sua obra, é um dos mais fantásticos e importantes tratados esotéricos acerca das caminhadas no terreno da Iniciação.  Está dividida em três parte:

532

Inferno
O Inferno relata uma odisseia pelo mundo subterrâneo para onde se dirigem após a morte,  segundo a crença cristã,  aqueles que pecaram e não se arrependeram em vida.

A viagem é realizada pelo próprio Dante guiado pelo seu Mestre  Virgílio – famoso poeta romano dos tempos de Júlio César.

Purgatório
O inferno sempre foi associado com o mundo subterrâneo e o Céu sempre foi visto como a morada dos deuses e dos por eles escolhidos.

Na representação de Dante, o purgatório serve A-Divina-Comédia-Paraiso-01como uma escada para o Céu, ligando a superfície terrestre às portas do paraíso.

Chegar lá, porém, não é tão fácil quanto chegar no inferno, cujas portas estão sempre abertas.

O purgatório está separado do mundo habitado por um imenso oceano, numa ilha cujo acesso é dificultado por um mar agitado e tempestades que afundam qualquer embarcação que tente se aproximar, como o navio de Ulisses, narrado no Canto XXVI do Inferno.

Uma vez na ilha, é preciso ter fôlego de alpinista para escalar os rochedos que levam à entrada do purgatório. A porta é estreita e fechada com duas chaves. Um anjo armado com uma espada guarda a entrada.

Paraíso
A ascensão para o Céu.  A Transumanização.

infernopurgatorioparaiso

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s