Elogio. Reconhecimento ou manipulação ??

Não há indivíduo que não tenha vínculos com outras pessoas e dependa em alguma instância destas interações que formam as bases de nossa sociedade. Interação é sempre a chave do mútuo entendimento, e da continuidade daquilo que o indivíduo por ele mesmo é incapaz de prosseguir, seja porque extrapola seu tempo no mundo, seja porque sua mão de obra individual, não é capaz de realizar a totalidade de algo que este se dispõe e assim por diante.

Claro que muitas de nossas interações não tem um propósito lógico, senão algo emocional, ou mesmo instintivo, ou impulsionado por quaisquer das demais bases que se fundamenta um indivíduo qualquer. Em fim, nossas interações tem fundamentos que são perceptíveis e observáveis, mas também tem fundamentos que não são claramente perceptíveis e cujo resultado comumente é obscuro, e difícil de ser entendido, devido a complexidade das possibilidades e da infinidade que existe na psicologia de cada indivíduo.

Tratemos agora de um aspecto muito comum em nosso dia a dia, e que pode em geral se manifestar de duas maneiras, com dois propósitos. Estamos falando do Elogio, que é um louvor, um julgamento favorável, uma concordância com alguém, ou com algum aspecto que exprime alguém. Os Elogios, podemos observar, costumam se manifestar de forma concreta como um Reconhecimento natural e positivo, ou como uma Manipulação.

Quando uma pessoa não concorda com alguém, e induz este alguém a fazer algo que espera deste, e então elogia esta mudança, seja postural, de vestimenta, de atitude, de palavreado, isto obviamente é o resultado de uma tentativa de manipular, de conduzir o outro dentro de um plano que se tem para este.  Por mais que tenhamos uma boa intenção em realizar propositalmente “melhorias” nos demais indivíduos, esta guiatura forçada, manipulativa, tem sempre por resultado o fracasso, já que se fundamenta em algo artificial, negativo.

Isto desta manipulação que aqui relatamos, é algo muito comum e muito naturalmente utilizado por todas as pessoas, para conseguirem o que almejam, seja a nível familiar, profissional, e demais esferas da vida comum. Há elogios, que se fundamentam no objetivo de manipular a proximidade que tem-se com outra pessoa, gerando uma falsa proximidade, ao fingir-se o interesse em algo que não tem, ou em concordar com algo que no fundo não concorda.

É muito difícil vermos nos dias atuais um Elogio Sincero, sem que por detrás deste, haja alguma segunda intenção, consciente ou inconsciente. Isto que aqui nos referimos ao Elogio, como manipulação, é um importante detalhe de nossa vida cotidiana, já que não se aplica unicamente a este, senão que a diversas interações que temos, as quais estão fundamentadas em falsas e negativas bases.

Todo este falso interesse, esta falsa aprovação, esta falsa proximidade com o outro, acaba gerando uma série de danosas consequências não apenas em nossas vidas, mas em todo o universo. Um falso interesse, seja com o objetivo que for, gera uma falsa proximidade com alguém, que pode gerar um falso relacionamento, como uma falsa amizade, ou muitas vezes um matrimônio fracassado, ou mesmo um empreendimento frustrado. Isto gera uma série de ondulações no destino, pois compromete alguém com algo que não lhe corresponde, pois foi enganado. Assim uma outra terceira pessoa que estaria destinada a interagir com esta segunda, não consegue, pois este primeiro fingiu ser o que não era, e demonstrou um interesse que não correspondia.

Quando olhamos as tragédias que ocorrem na vida das pessoas, nos conflitos Familiares, nos problemas Profissionais, ou mesmo nas graves crises sociais, encontramos que o fundamento destes problemas estão no fato de que as pessoas erradas assumem postos que não lhes correspondem. E uma das ferramentas que estes infelizes utilizam, para galgarem tais postos, é exatamente esta manipulação por meio do Elogio, e demais astúcias similares.

Não há benefício que justifique o crime da mentira, e a falta de sinceridade nas interações. A Verdade, a sinceridade, são os princípios capazes de nos unir com aqueles que nos correspondem termos contato, também são os meios para chegarmos até aonde devemos chegar, seja Profissionalmente ou seja em qualquer esfera Social que nos corresponda estar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s