Autoridade e autoritarismo

deuspatria_cartaz02Falta de autoridade, autoritarismo e excesso de autoridade parecem ser um dos grandes problemas do mundo e do Brasil em particular.  A autoridade é necessária, porém, deve ser exercida de forma consciente, com equilíbrio e justiça; do contrário, gera dor, revolta, sofrimento e injustiça.

Em um planeta habitado por criaturas, em sua maioria inconscientes (sem a luz divina completamente latente no coração) como o nosso – não há como exigir autoridade consciente ou exigir consciência de nossas autoridades.

Desde os pais – que exercem autoridade sobre os filhos – passando-se pelos professores e chegando-se ao Estado e aos líderes religiosos, todos exercem sua autoridade e suas atribuições de forma mecânica, inconsciente e não raro, despótica. É preciso reverter esse quadro de dor e sofrimentos.

— E como fazer isso?

Despertando a Consciência! Não há outra forma! Despertar Consciência é o mesmo que “Desenvolver o Ser”. Desenvolver o Ser é o oposto de “educar a mente”.

Não há como negar e nem se pode negar que há necessidade de hierarquias e autoridades. Porém isso não invalida a proposta de que a hierarquia precisa e deve ser assentada por graus dedespertardaconsciencia Consciência e níveis de Ser, e não pelo nome, saldo bancário ou cor da pele.

A educação holística ensina a conciliar ordem com liberdade e hierarquia com amor.

Ordem sem liberdade é tirania e liberdade sem ordem é anarquia enquanto que disciplina inconsciente destrói a sensibilidade e, em excesso, gera crueldade e robotiza as pessoas que acabam se tornando cruéis, impiedosas e alheias ao sofrimento e à dor – própria e dos semelhantes.

Já a autoridade sem consciência resvala para o autoritarismo enquanto que o poder sem a sabedoria leva ao despotismo. Tudo isso semeia dores e sofrimentos para amargura de pobres e ricos, crentes e descrentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s